top of page

Recitais dos Alunos 2014

A série de recitais apresentada pelos alunos da Casa das Artes marcou o encerramento das atividades semestrais brindando a comunidade com boa música, exibindo talentos e expressando muita dedicação, num clima descontraído.


No dia 1º os alunos de Percussão e Metais abriram os Recitais, apresentando performances individuais e em grupos, com formações e repertórios diversos. Este evento envolveu quase 30 alunos e foi prestigiado por cerca de 80 pessoas.


No dia 02 foi a vez dos alunos de Violino e Viola clássica, dos professores Henrique Lupinacci e Raphael Fernandes, em seu primeiro recital, uma vez que esses cursos tiveram início na Casa das Artes no início deste ano. Apesar disso, os alunos demonstraram habilidade e dedicação ao interpretarem, individualmente ou em grupos, o repertório estudado. Entre violino e viola, o evento envolveu 26 alunos e seu encerramento se deu com a Ária Bachianas nº 5, em dueto de violão e violino apresentado pelos professores Raphael Lupinacci (violão) e Henrique Lupinacci (violino). Como haveria jogo do Brasil na sexta-feira, para quando estava agendado o recital de Piano com os professores Lourdes de Matteu e Luis Giovelli, o mesmo foi antecipado, acontecendo também no dia 2, tendo início às 20h30. Apesar dessa antecipação, os familiares e amigos dos alunos prestigiaram seus desempenhos, e puderam observar a evolução alcançada desde o recital anterior por todos os estudantes da associação, de maneira geral. Ao final, uma das alunas (Maria Clara Fazoli) tocou ao piano a canção A Thousand Years, acompanhada de clarineta (Giulia Soares Martins) e flauta transversal (Laura Helena Campanini), o que revelou habilidades desenvolvidas no período em relação à formação de repertório e conjunto, tendo sido inteiramente preparada pelas três estudantes. O público da noite foi de 160 pessoas dividindo-se entre as duas apresentações.


Aconteceram no dia 03 os Recitais de Clarineta e Saxofone, com os professores Dailton Lopes e Luis Gustavo Giovelli, envolvendo 18 alunos que tocaram peças individualmente ou formando duetos, algumas acompanhadas por piano (pelo Prof. Luis Giovelli). Novamente o público surpreendeu-se com a apresentação de conjuntos: o Grupo de Sax acompanhado de bateria interpretou o tema do filme Batman e um grupo de alunos, interagindo com outros instrumentos (como bateria e piano, por exemplo), apresentou repertório escolhido e preparado por eles próprios, como a peça de rock Other Side, da banda Red Hot Chilli Peppers.


O Recital de Flauta este ano foi realizado, excepcionalmente, no sábado (dia 05) às 10h30 da manhã, com alunos do Prof. Fernando Corradini. As apresentações solo, os duetos e grupos fizeram sucesso entre o amplo público, enriquecido pela presença do grupo de Escoteiros de Itapira, que foram convidados especiais do evento. O repertório variou entre o clássico e o popular, este culminando em peças de Choro, interpretadas com visível técnica e contagiante entusiasmo. Ao final, acompanhados pela aluna Maria Clara ao piano, oito alunos apresentaram Cantos da Floresta (de C. Braga, O. Oliveira e R. Ângulo), a partir do belíssimo arranjo de Adalberto Holanda, para três vozes.


O Recital de Viola Caipira foi realizado no dia 08, quando os 16 alunos interpretaram, em solo, duplas ou grupos, canções populares, sertanejas de raiz e modas de viola. O público contava com mais de 70 pessoas entre familiares, amigos e apreciadores de música em geral, compartilhando um ambiente descontraído e acolhedor, principalmente para os aprendizes que se apresentavam pela primeira vez.


E para encerrar a série, no dia 10 aconteceu o Recital de Musicalização, que envolveu professores da Casa e alunos muito especiais: os professores do Projeto Batutinha, que vêm sendo treinados para ampliarem seus conhecimentos artísticos, especialmente os musicais, no qual são tutorados diretamente pelo maestro César Lupinacci. Assim, apresentaram peças em flauta e canto-coral, demonstrando aos amigos, familiares e a toda comunidade a evolução e integração enquanto grupo. Acompanhados pelo pianista Dener Ângelo D. Billato, parceiro da Casa das Artes, os professores fecharam a noite cantando a peça Maracangalha, de Dorival Caymmi, sendo ovacionados pelos presentes com alegria e muita satisfação.


A Casa das Artes é uma associação cultural sem fins econômicos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapira, através da Secretaria de Cultura, e do Governo Estadual por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), tendo como patrocinadores Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos, Micropack, Allevard, além da assessoria da Direção Cultura e do apoio da LSO informática.


Veja mais fotos em nosso facebook clicando aqui

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Procure por assuntos
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page