top of page

Casa das Artes recebe o grupo Rádio Sucata


oficina radio sucata (50).jpg

Na manhã do último dia 27 de junho, a Casa das Artes recebeu o Grupo Rádio Sucata, que utiliza instrumentos de percussão construídos com materiais recicláveis para contar histórias. O evento brindou os alunos do curso de Musicalização Infantil da Casa das Artes e também os professores do Projeto Batutinha, que se reúnem toda sexta-feira na sede da associação para planejamento e formação continuada.


O grupo Rádio Sucata é formado por Maria Angélica Urbano, Diogo Henrique Gomes e Paulo Salmaci, que misturam a Contação de histórias com a Música de forma dinâmica, num exercício de teatralidade que encanta as crianças e inspira os adultos.


A apresentação baseou-se nos contos da cultura popular: “O vaqueiro que não sabia mentir” e “O Gato Gui” e as histórias envolveram as crianças de modo a mantê-las interessadas em descobrir, no final, como os instrumentos utilizados tinham sido feitos. Assim, identificaram facilmente as latas, chaves, chuveiro, garrafas, canos..., bem como os sons de flauta, xilofone e pandeiro que foram produzidos com sucata. Ao final todos se admiraram ao explorar os instrumentos, como uma Marimba feita de vidro e um Tambor confeccionado com cano de PVC e chapa de Raio-X.


Para Bárbara Coghi, uma das coordenadoras do Projeto Batutinha: “a apresentação do Grupo Rádio Sucata foi maravilhosa e motivou muito os professores a criarem instrumentos e multiplicarem a idéia; além de dar uma atenção especial ao meio ambiente, resgata na criança o prazer em brincar com os sons e assim entendê-los melhor.”


Tendo sido a primeira apresentação do grupo na cidade, a Casa das Artes acolheu o trabalho de forma pioneira e, devido à qualidade do mesmo, divulga que contatos com o grupo podem ser feitos pelo telefone (19)99749-4370 (com Maria Angélica) ou deixando mensagens via rede social: www.facebook.com/radiosucata


A Casa das Artes é uma associação cultural sem fins econômicos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapira, através da Secretaria de Cultura, e do Governo Estadual por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), tendo como patrocinadores Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos, Micropack, Allevard, além da assessoria da Direção Cultura e do apoio da LSO informática.


oficina radio sucata (109).jpg

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Procure por assuntos
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page