top of page

Projeto Batutinha

O Projeto Batutinha foi criado em agosto de 2005, através de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Itapira e a Casa das Artes. O projeto hoje consiste em aulas de Musicalização na Casa das Artes e também acontece em outros espaços, através de parceria gratuita como na Escola Ativa, Escola Júlio Mesquita, APAE de Itapira e Escola SESI de Itapira; esse trabalho resulta na formação de diversos grupos como Coral, Fanfarra, Bate-Lata, Flauta e Cordas.

Proposta

 

A música está presente na vida das crianças desde o seu nascimento, nas mais diferentes e variadas situações do cotidiano. Isso faz com que elas iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva, é parte integrante de nossa cultura, aparecendo naturalmente em nosso contexto social e educativo. É uma das formas mais expressivas da livre manifestação da alma infantil. Através de várias atividades que se utilizam de músicas, é que despertamos e apuramos o senso rítmico e desenvolvemos a sensibilidade auditiva e a capacidade criadora da criança. Por meio dela, os alunos poderão perceber e identificar elementos da linguagem musical e instrumentos, respeitando diferentes pronúncias regionais, comprovando a necessidade do saber escutar e o respeito pelas diferentes opiniões. Através da história da música, o conhecimento e a valorização dos compositores são trabalhados, principalmente, com relação à música popular brasileira em todo seu universo de variedades. Esse trabalho também propicia o desenvolvimento de aspectos relevantes à formação dos alunos, sendo: a sociabilidade, a disciplina, o controle emocional, a cidadania, a solidariedade, o trabalho em grupo, a perpetuação das tradições folclóricas, a difusão cultural, parte afetiva e cognitiva, a coordenação motora, além do descobrimento de novos talentos.

 

Atividades

 

Com aulas, inteiramente gratuitas nos polos e cobrança simbólica na sede, exige-se do aluno compromisso de frequência às aulas, ensaios abertos e comparecimento nas apresentações ou concertos.Com uma média de 60 apresentações anuais, nos mais variados segmentos da nossa sociedade, denota-se a importância deste trabalho sociocultural, que muito engrandece nossa comunidade, atrai as crianças para a música e mantém viva a arte mais completa.

bottom of page