top of page

Casa das Artes cria polo do Projeto Batutinha na Casa do Pão Inscrições de crianças e adolescentes p


A Casa das Artes anunciou o lançamento de um polo do Projeto Batutinha na Casa do Pão, região da Vila Ilze. As inscrições dos interessados em participar das atividades de musicalização começam já neste sábado (1), entre 9h00 e 11h00, no próprio local, à Rua Carmela Gali Papaleo, 6. O projeto pretende atender a crianças e adolescentes com idades entre 7 e 15 anos, que devem comparecer à instituição acompanhado dos pais ou responsável legal para preencher a ficha de interesse.

As inscrições iniciais ocorrerão em duas etapas. Além deste sábado, no próximo – dia 8 – também haverá o atendimento dos interessados dentro do mesmo horário. A iniciativa de abrir um polo do Batutinha surgiu para preencher parte da lacuna aberta pela descontinuação do projeto na Rede Municipal de Ensino. No fim do ano passado, a Prefeitura suspendeu o convênio que garantia as verbas para o desenvolvimento das atividades nas escolas municipais para a adequação ao Marco Regulatório, e, com isso, as aulas de musicalização foram interrompidas.

A Casa das Artes, instalada na região central, também mantém um polo do projeto, mas quer garantir a oferta das atividades gratuitas de musicalização também nos bairros periféricos. “Quando o Batutinha foi interrompido nas escolas, muitas crianças e adolescentes ficaram sem a atividade de musicalização, e recebemos muitos pedidos dos pais para que abríssemos mais vagas. Fizemos estudos e decidimos implantar polos do projeto. Esse, da Casa do Pão, será o primeiro. A ideia é levar para outros bairros também, como Figueiredo e Istor Luppi, por exemplo”, comentou o maestro César Lupinacci, diretor artístico da Casa das Artes.

De acordo com ele, a equipe de professores que atuará na Casa do Pão será definida de acordo com a demanda de inscrições. “Primeiro vamos montar as listas de interesse de acordo com as faixas etárias. Depois, entraremos em contato para confirmar a participação. A ideia é que até o fim de abril o polo já esteja funcionando”, adiantou. Todas as atividades serão custeadas pela própria Casa das Artes, por meio dos patrocínios obtidos de empresas parcerias através de leis de incentivo dos governos estadual e federal.

O Projeto Batutinha foi criado em agosto de 2005, ofertando a milhares de alunos as aulas de musicalização e de expressão corporal, resultando na criação de diversos grupos como Coral Batutinha, Fanfarra e Bate-Lata, entre outros. As atividades fomentam o desenvolvimento cognitivo e afetivo, favorecendo a sociabilidade, a disciplina, o controle emocional, a cidadania, a solidariedade, o trabalho em grupo, a perpetuação das tradições folclóricas, a difusão cultural, e a coordenação motora, além do descobrimento de novos talentos.

Mais informações sobre o polo do Batutinha na Casa do Pão podem ser obtidas pelo telefone (19) 3863-0032 ou diretamente na secretaria da Casa das Artes, à Rua Campos Salles, 4, no Centro. A associação cultural sem fins lucrativos tem o apoio do ProAC-SP (Programa de Ação Cultural de São Paulo) e do Ministério da Cultura do Governo Federal, com patrocínio das empresas Micropack, Laboratório Cristália e Sogefi Group, além da assessoria da Direção Cultura.


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Procure por assuntos
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page