top of page

Temporada de formação na Casa das Artes

Em se tratando de Educação, recesso nas atividades não representa exatamente desligar-se do assunto. Na Casa das Artes duas oficinas aconteceram durante a semana, realizadas dentro de um trabalho de formação continuada desenvolvido por aquela associação cultural, com enfoque na excelência do ensino de música e expressão corporal e também no desenvolvimento pessoal de seus colaboradores.


No dia 18, a oficina “Conhecimento do corpo na primeira infância”, ministrada pela atriz Camila Duarte, os professores do projeto Batutinha, realizado nas EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) e na sede da Casa das Artes puderam re-pensar, juntos, questões sobre a expressão corporal em crianças de 4 e 5 anos, dentro de um contexto social bastante diverso. Entre atividades como a produção de jogos e práticas que vasculharam a própria expressividade, os docentes foram sensibilizados a observar a existência de diferentes modos de compreensão da realidade e a perceber que há espaços no ambiente escolar em que o cotidiano precisa ser integrado ao aprendizado da criança.


Segundo Bárbara Coghi, uma das coordenadoras do projeto: “Essa oficina serviu como suporte para os professores do Projeto Batutinha poderem conhecer melhor as crianças através de suas expressões, favorecendo uma abordagem mais assertiva.”


E nos dias 21 e 22 foi a vez do professor e percussionista Diogo Henrique Gomes, a motivar os professores da Casa com a oficina de Manutenção de instrumentos musicais. Os participantes puderam aprimorar suas habilidades em limpeza e montagem de instrumentos de percussão; cuidados com o sistema de afinação e escolha de ferramentas corretas de trabalho; uso de cordas para afinação; uso de materiais recicláveis para reposição e construção de instrumentos de percussão; afinação característica para cada instrumento e noção básica de rítmica. Para a professora de Piano e Musicalização da associação, Lourdes de Matteu, “a oficina foi surpreendente, pois a prática desenvolvida desperta o olhar da criança para o cuidado com o instrumento; desde a dose de amor colocada no momento de produzi-lo, está se educando para o reaproveitamento e para o cuidar”.


A Casa das Artes é uma associação cultural sem fins econômicos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapira, através da Secretaria de Educação, e do Governo Estadual por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), tendo como patrocinadores Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos, Micropack, Allevard, além da assessoria da Direção Cultura e do apoio da LSO informática.


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Procure por assuntos
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page